quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Convite ao Conhecimento

“Ame o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda a tua alma, DE TODO TEU ENTENDIMENTO e com toda a tua força”. (Marcos 12:30)

O que significa amar a Deus com todo entendimento?
Se procurarmos a palavra “entendimento” no dicionário, veremos descrições como:
  1. Faculdade de entender, de conceber, de julgar as coisas.
  2. Compreensão.
  3. Percepção.
  4. Juízo, razão.
Partindo do primeiro ponto, mais especificamente a palavra “conceber”, percebemos que Deus quer um amor que seja gerado/desenvolvido em nós. Para crescer nesse amor, temos que buscar dia-a-dia. Existe sim a questão de decidirmos amar, mas o amadurecimento do relacionamento com Deus está em nossas mãos. Como fazer isso?
Temos o segundo ponto, que é a compreensão. Compreender envolve conhecer a Deus. O dicionário descreve compreensão como “conhecer os sentimentos de alguém”. A maior prova de que Deus quer ser compreendido é ter colocado o seu Espírito em nós. Em 1 Coríntios 2:10 diz: “Deus revelou a nós pelo seu Espírito. O Espírito penetra todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus”. Se o Espírito conhece as profundezas de Deus, e este mesmo está em nós, consequentemente podemos conhecer as profundezas de Deus. Ele quer e permite ser compreendido!
O terceiro ponto diz sobre a percepção, que significa a combinação dos sentidos no reconhecimento de algo ou faculdade de conhecer independente dos sentidos. O que pode acontecer com nosso relacionamento com Deus: Ás vezes será fácil sentir sua presença porque se manifestará de forma física, mas em outras vezes para nos provar, ele vai se fazer difícil, não dependendo dos sentidos, para fortalecer nossa fé.
A razão é o último ponto. Muitos cristãos acham que a razão é “inimiga da fé”, que Deus só deve ser compreendido somente pela fé. Um erro, pois a fé bíblica inclui três componentes: notitia – entendimento do conteúdo da fé Cristã; assensus aprovação do intelecto à verdade de alguma idéia; fiducia – confiança. Por fim, a fé é a confiança em uma razão que você acredita ser verdade. Por isso, elas não são inimigas, pelo contrário, se completam. 
“A fé não é um salto irracional no escuro”. William Lane Craig

                             
 A Bíblia nos ensina a buscar conhecimento:       
“Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm”. (I Pedro 3:15)

“(...) Senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a batalhar pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos” (Judas 3).


                                                                                                           
Nas histórias da bíblia também foram usados conhecimentos, até mesmo filosóficos para proteger a fé em Deus:

Profetas no antigo testamento
Utilizavam argumentos sobre a natureza da causalidade: O efeito (mundo) não pode advir de algo menos poderoso do que ele próprio (o ídolo) – Isaías 44 e 45.

Utilizavam princípios gerais do raciocínio moral para criticar a imoralidade das nações pagãs - Amós 1 e 2.

Paulo no novo testamento
Utilizou de argumentos e raciocínios filosóficos para proclamar Cristo. – Atos 17:2 a 4, 17 a 31; 18:4; 19:8).

Na história da igreja, o conhecimento foi crucial para aumentar a fé das comunidades cristãs:
“As filosofias cristãs ajudaram a igreja primitiva a aumentar sua autoconfiança no que cria. Firmar a fé ajudou a comunidade cristã a crescer intelectualmente e culturalmente, de maneira que o paganismo que cercava Roma não influênciou a comunidade cristã”. Trecho tirado do livro: Filosofia e Cosmovisão Cristã.


Esse texto é um apelo para que o conhecimento faça parte da vida de cada filho de Deus. Quanto mais compreensão mais comunhão teremos com ele!




Juliana Miranda.

2 comentários:

  1. A verdadeira adoração, é com coração e mente, é com emoção e raciocínio.

    ResponderExcluir
  2. Por outro lado, emoção sem verdade produz agitação vazia e cultiva pessoas superficiais que rejeitam a disciplina do raciocínio exato. John Piper

    ResponderExcluir