segunda-feira, 7 de março de 2011

Aliança de Sal

O sal sempre foi um elemento de extrema importância para a humanidade. Muito mais do que dar um "gostinho" aos alimentos, era utilizado para conservá-los. Ele sempre foi fundamental à sobrevivência das pessoas tanto que já foi utilizado como forma de pagamento no Império Romano, dando orígem a palavra "salário".

Entretanto essa importância é mínima comparada àquela que lhe foi concedida pelo seu próprio Criador.

No livro de Levíticos (2:13) Deus pede ao seu povo que toda oferta de cereais seja temperada com sal, e há uma observação: "Pois o sal representa a aliança que Deus fez com o seu povo". Para Deus o sal é símbolo de purificação e fidelidade. Em Marcos 9:49 Jesus explica que as pessoas necessitam de purificação, assim como as ofertas eram purificadas pelo sal, pois ele não permite que os alimentos se contaminem com o processo de decomposição. Em II Crônicas 13:5 Deus disse que fez uma aliança eterna (no hebarico, uma alinça de sal) com Davi e sua descendência, mostrando assim sua fidelidade que perdura como o alimento guardado no sal.

Um caso curioso com relação à simbologia do sal na Bíblia está em II Reis 2:19-22, em que Eliseu joga sal em uma fonte cuja água diziam ser ruim por provocar abortos, e com isso Deus honra o ato de Eliseu e purifica a água.

Agora podemos compreender um pouco mais porque Jesus nos comparou ao sal da terra (Mateus 5:13). Somos reflexo da pureza e fidelidade de Deus por meio de Jesus. A sua atual aliança de sal. 

3 comentários:

  1. Muito massa o post...estou no aguardo do próx..
    beijos bry, e Juh!

    ResponderExcluir
  2. mto edificante esse post como diz a semilly, to no agurado das proximas palavras! q ñ demore hein aiuhaiua abrass casal

    ResponderExcluir
  3. Mergulhando na Palavra! Mestre Bryan e Reverenda Juh, Espero logo outros post.
    Fica com DEUS!

    ResponderExcluir